segunda-feira, 19 de abril de 2010

Croque-Monsieur

Numa das minhas visitas aos blogs de culinária, que tanto gosto, descobri um novo blog (novo para mim mas também com criação bastante recente) - Com Uma Pitada de Açúcar. Tanto as receitas como as fotografias são fantásticas!

Já tinha visto a receita dos Croque-Monsieur num outro blog e inclusivamente tinha tomado nota da receita para fazer nesse fim-de-semana mas quando descobri esta pareceu-me melhor e na sexta à noite lá estava eu a fazê-la.


O resultado final foi muito bom! A única alteração é da próxima vez usar umas fatias de pão mais finas para não ficar tão pesado. Nunca tinha comido mas como eu imaginava todos gostámos muito (o Afonso incluído)!


Receita:

8 fatias de pão
8 fatias de presunto de boa qualidade
16 fatias de queijo gruyère (usei queijo provolone)
50g de mostarda
3 ovos
80ml de leite
50g de queijo gruyère ralado (usei queijo mozzarela)
Pimenta

Pré aqueça o forno a 180º. Unte cada uma das fatias com a mostarda e disponha 4 fatias de pão num pirex. Intercale sob cada fatia de pão, uma fatia de queijo, uma de presunto e mais uma fatia de queijo. Termine com a fatia de pão restante. Pressione bem cada sanduíche. Numa tigela bata os ovos e acrescente o leite e a pimenta a gosto. Misture bem. Despeje sob os pães e cubra o pirex com um papel transparente. Deixe descansar no frigorífico aproximadamente 5 a 10 minutos (como não tinha tempo ignorei este passo). Retire o papel, salpique o queijo ralado sobre os pães e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. Sirva quente acompanhado de uma salada verde.

3 comentários:

  1. Eu costumo fazer umas entradas assim:
    5 fatias do pão da avó, parte-as em 4 pedaços cada. Coloca manteiga, polvilha com um pouco de alho em pó, por cima coloca pedaços de presunto, queijo e pedaços de azeitona preta. Polvilha com queijo ralado e vai ao forno.Serve-se quentinho. Em pouco tempo tens umas entradas saborosas.E dá para ir variando no que colocas por cima do pão. Fica a ideia! ;)

    ResponderEliminar
  2. Essa ideia de entrada parece-me maravilhosa! E essa junção das azeitonas com o presunto e o queijo... quase como que numa pizza! Mais uma a experimentar!

    ResponderEliminar
  3. Hum, parece óptimo! Eu não gosto de presunto, mas posso substitui-lo ;)

    ResponderEliminar