quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bolo de mel

E ontem tivemos jantar de inauguração da árvore de Natal em casa dos pais do L. e eu, como não podia deixar de ser, aproveitei para testar mais uma receita do livro "Dias com Mafalda". Desta vez a eleita foi o Bolo de Mel.
Estava algo reticente em fazer esta receita porque é feita com farinha integral (o que não é nada o meu género) mas da última vez que o Continente foi lá a casa já trouxe um pacote de farinha integral a pensar neste bolo. Mesmo depois do bolo feito as minhas dúvidas ainda subsistiam. Mas assim que cortei a primeira fatia precebi que a textura era perfeita e o sabor também é excelente. Como diz a Mafalda: "é húmido e macio e o melhor é que é feito com farinha integral e ninguém nota!". Não podia estar mais de acordo com ela. E ainda tenho a acrescentar que o bolo é muito fácil de fazer. Vale mesmo a pena experimentar.



Receita:
250g de margarina
200g de açúcar amarelo
4 ovos
150g de farinha integral
150g de miolo de amêndoa
1 colher de chá de fermento em pó
50g de amêndoas laminadas
4 colheres de sopa de mel
Aqueça o forno a 17oº. Unte uma forma de mola com margarina (usei a minha forma redonda de silicone normal), forre a base com papel vegetal e reserve. Bata a margarina e o açúcar numa tigela grande (usei a batederia eléctrica) até obter uma mistura fofa e cremosa. Bata os ovos, um de cada vez, adicionando uma colher de sopa da farinha com cada um. Incorpore o miolo de amêndoas com uma colher grande. Peneire a restante farinha e fermento por cima e misture delicadamente. Deite a massa na forma preparada, nivelando o topo. Polvilhe uniformemente com as amêndoas laminadas. Leve ao forno por 45 minutos ou até um palito sair seco quando inserido no centro (cerca de 30 minutos no meu forno). Retire o bolo do forno. Ainda quente, regue com o mel, tente fazê-lo de uma maneira uniforme. Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

2 comentários: