quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fofo de pescada com legumes

Outro dos objectivos para este ano é experimentar muitas das receitas que tenho em "lista de espera"! E também passar a incluir mais legumes na nossa alimentação (sem ser na sopa, claro! porque essa comemos todos os dias)! Conjungando esses dois objectivos na segunda-feira abri o meu "Culinarium" da Vaqueiro que o L. me deu no ano passado e escolhi esta receita - Fofo de pescada com legumes. Estava com algum receio de não gostar porque (quem me conhece sabe...) não sou muito adepta de os comer mas contrariamente ao esperado gostei bastante e o L. e o Afonso também (repetiu e tudo!).


Receita:

3 colheres de sopa de margarina

400g de filetes de pescada (usei 3 postas)

1 cebola

1 alho francês (usei apenas meio)

1 cenoura (usei três quartos de cenoura)

2,5 dl de leite

3 colheres de sopa de farinha

2 ovos

Derreter a margarina num tacho e juntar a cebola picada e o alho francês cortada em fatias fininhas. Tapar e deixar suar durante 10 minutos. Juntar os filetes de pescada, previamente descongelados e temperar com sal, pimenta e sumo de limão, e reservar a marinada (como usei postas de pescada, juntei a pescada já cozida e desfiada). Juntar também a cenoura ralada. Deixar cozinhar 5 minutos. Regar com a marinada (no meu caso juntei 2 colheres de sopa de margarina extra), deitar a farinha e o leite e mexer muito bem. Em seguida, envolver as 2 gemas de ovo (ainda com o tacho ao lume). Desligar o lume e juntar as 2 claras batidas em castelo. Deitar o preparado num pirex untado com Vaqueiro e levar ao forno até alourar (cerca de 20 minutos).

2 comentários:

  1. Eu adoro esse livro. E tenho muitas páginas marcadas com papelinhos brancos com as receitas que quero experimentar!!!

    Haja tempo!!!

    ResponderEliminar