Como não podia deixar de ser comemos tapas! Eu adoro e já há imenso tempo que não comia... fiquei com umas saudades dos tempos em que trabalhava em Barcelona!!!
E para a mesa vieram entre outros calamares, gambas al ajillo e patatas bravas!
Como não podia deixar de ser comemos tapas! Eu adoro e já há imenso tempo que não comia... fiquei com umas saudades dos tempos em que trabalhava em Barcelona!!!
E para a mesa vieram entre outros calamares, gambas al ajillo e patatas bravas!
O gelado ficou muito bom! Mas as quantidades da receita são para um gelado pequenino... para a próxima vou duplicar as quantidades.
Receita:
100 ml de leite
200 ml de natas
100 g de açúcar1 colher de chá de extrato de baunilha
12 bolachas oreo
Bata as natas com o açúcar até estas ficarem firmes. Cuidadosamente misture o leite e o extrato de baunilha mexendo bem. Coloque esta mistura na máquina dos gelados e proceda de acordo com as instruções do fabricante. Assim que a máquina começar a misturar o gelado e este começar a ficar duro, adicione as bolachas previamente esmigalhadas com o rolo da massa, dentro dos seus pacotinhos. Assim que estiver pronto coloque o gelado numa caixa hermeticamente fechada e leve ao congelador durante algumas horas antes de consumir. Para quem não tem máquina de gelados, pode misturar as bolachas ao mesmo tempo que o leite e a baunilha e colocar no congelador. Depois, de hora a hora é ir mexendo até o gelado ter a consistência desejada.
Receita:
1 0vo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de farinha
Juntar todos os ingredientes num copo alto (uso o que vinha com a varinha mágica). Misturar tudo com a varinha. Deitar pequenas quantidades de massa numa frigideira aquecida com um pouco de margarina. Quando prontas de um lado voltá-las com a ajuda de uma espátula. Pôr no parto e cobrir com o molho de chocolate.
Receita:
125 g de chocolate negro (70% cacau)
150 g de farinha
30 g de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
125 g de manteiga macia
60 g de açúcar amarelo (na receita 75 g)
40 g de açúcar branco (a receita pedia 50 g)
1 colher de chá de extracto de baunilha (a receita pedia uma de sopa)
1 ovo, frio do frigorifico
1 saco de pepitas de chocolate (na receita 2)
Pré-aqueça o forno a 170º. Derreta os 125 g de chocolate no micro-ondas ou em banho Maria. Numa taça misture a farinha, o cacau, o bicarbonato, e o sal. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira (use uma fixa para maior comodidade), adicione o chocolate derretido. Junte o ovo e o extracto, depois os ingredientes secos e finalmente as pepitas. Retire com a colher do gelado e uma espátula, 12 pedaços de massa e coloque-os num tabuleiro de forno forrado distanciados uns 6 cm. Coza durante 18 minutos e use o truque do palito como se tratasse dum bolo, estará cozido, quando sair seco. Deixe arrefecer no tabuleiro 4-5 minutos e depois transfira para uma rede até ficarem firmes. Só ficam firmes depois de arrefecerem.
O L., provador oficial, elegeu-as como as melhores que eu já fiz! E eu não posso deixar de concordar... são verdadeiramente delicosas!
O que o Afonso mais gostou (como não podia deixar de ser) foram as tartarugas... 3 tartarugas enormes num tanque!
Terminámos a visita no terraço / esplanada do Aquário! A vista é simplesmente magnífica e com o Sol a brilhar soube-nos mesmo bem:)