terça-feira, 2 de março de 2010

Bolo de baunilha com gotas de chocolate

Assim que vi o post com este bolo no Technicolor Kitchen (o meu blog de receitas preferido) soube que tinha que experimentar. E no fim-de-semana de Carnaval (que para nós teve 4 dias) tive a oportunidade! O bolo é óptimo... mesmo muito bom. Da próxima vez que o fizer vou usar forminhas individuais tal como no original porque fica muito mais bonito.



Receita:
250g de manteiga sem sal amolecida
250g de açúcar refinado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
250g de farinha de trigo peneirada
¼ xícara (60ml) de leite
¾ xícara (116g) de chocolate amargo picado

Calda de chocolate:
2 colheres (sopa) de cacau em pó peneirado
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ½ colheres (sopa) de leite

Pré-aqueça o forno a 160ºC; unte levemente com manteiga uma forma redonda de 20cm, forre o fundo e as laterais dela com papel manteiga e unte-o, também (usei uma forma de silicone). Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata 10-12 minutos ou até obter um creme claro. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente a farinha (em velocidade baixa) e bata bem. Junte o leite e o chocolate picado e misture com uma espátula de borracha. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por 50-55 minutos (faça o teste do palito). Deixe arrefecer completamente na forma e então desenforme num prato de servir.
Prepare a calda: misture todos os ingredientes num tacho, leve ao fogo médio até ferver e o cacau e o açúcar se dissolverem. Retire do lume e espalhe sobre o bolo.

2 comentários: