terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bolos mornos de chocolate

E este fim-de-semana fiz mais duas receitas do livro "Dias com Mafalda". Na sexta-feira, eu e o meu ajudante preferido, o Afonso, preparámos um jantar especial. Fizemos umas almôndegas de peixe (não tirei fotografias) e para sobremesa bolos mornos de chocolate.
Os bolos são fáceis de fazer e são deliciosos:) O L. disse que era a melhor receita que eu já tinha experimentado nos últimos tempos. Como dobrei a receita sobraram alguns, que desenformei, e no dia seguinte estavam óptimos (a consistência destes bolinhos é perfeita).


Receita:
1 tablete de chocolate partido em pedaços
50 gr de manteiga
100 gr de açucar
3 ovos
2 colheres de sopa de Nutella
Aquecer o forno a 200º. Derreter o chocolate e a manteiga em banho maria. Quando estiver derretido adicionar a Nutella e misturar. Bater as claras em castelo. Misturar as gemas e o açucar. Adicionar o preparado de chocolate e misturar bem. Por fim, adicionar as claras envolvendo delicadamente. Untar 4 ramequins ou formas de queques com manteiga, colocar o preparado e vai ao forno durante 12 minutos. O objectivo é ficar mole no interior.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Presentes de Natal - onde comprar #1

Já estamos na altura de começar a comprar os presentes de Natal. E ano após ano é um desafio conseguirmos ser originais e acertar em cheio naquilo que cada um gosta.
Vou deixar aqui no blog algumas sugestões de onde comprar alguns presentes originais.

No sábado comprei alguns destes ganchinhos fantásticos. O difícil é escolher as cores e os padrões porque são todos lindos! O blog é abecasisana.blogspot.com. Para além dos ganchos a Ana faz carteiras, blosas e bolsinhas, mochilas, sacos e muito mais coisas lindas e perfeitas para o Natal.

Tortilha de forno

Já tinha feito esta receita uma vez há uns anos e de vez em quando lembro-me dela. No Sábado fui ao site da Vaqueiro recordar-me e dez minutos depois já estava no forno. Esta receita é ideal para os dias de semana em que precisamos de pratos rápidos de preparar. É perfeita para fazer quando se chega a casa (10 minutos de preparação no máximo) e enquanto fica no forno dá para darmos banho aos bebés. E fica deliciosa. Recomendo!



Receita:
margarina Vaqueiro
batata palha
1 lata de cogumelos laminados (não usei porque não gosto de cogumelos de lata)
1 lata de salsichas (6 pares)
queijo ralado em fios
4 a 6 ovos (usei 6 ovos)
1 pacote de natas (não faz parte da receita; fui eu que acrescentei)
sal e pimenta
fermento em pó

Ligue o forno e regule-o para os 200°. Unte generosamente uma tarteira, de louça ou de barro, com margarina Vaqueiro. Espalhe sobre o fundo um punhado de batata palha e os cogumelos escorridos. Junte as salsichas cortadas em rodelas e salpique com queijo ralado em fios, a gosto. Abra os ovos para uma tigela e tempere-os com sal e pimenta. Junte-lhes uma pitada de fermento em pó e bata com um garfo até estarem desfeitos. Deite sobre os outros ingredientes e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

Directamente de NY...

... para o Vasquinho.


Disse à R. se visse algum body giro para trazer e hoje de manhã quando cheguei cá estava ele! Como não podia deixar de ser, adoro a frase:)
Obrigada R.!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bolo de tangerinas

Este bolo, que é uma receita da Nigella, já está na minha lista há uns meses, desde que vi o post no Three Fat Ladies. Tirando a parte de cozer as tangerinas este bolo é muito fácil e rápido de fazer. Fiz num dia de semana depois de ter ido buscar os bebés para aproveitar um saco de tangerinas que me tinham dado.



Receita:
4 clementinas (375/400g) – pode ser feito com laranjas ou tangerinas
6 ovos
225g de açúcar
250g de amêndoa moída
1 colher de chá de fermento

Lavar bem as clementinas (de preferência usar fruta que não esteja “encerada”). Para poupar tempo e energia, em vez de cozinhar a fruta numa panela tradicional (levaria 2 horas), usar a panela de pressão. Assim, depois do pipo rodar, contam-se 10 ou 15 minutos (depende do tamanho da fruta) e já está. Escorrer as clementinas e deixá-las arrefecer. Retirar os pedúnculos e verificar se a fruta tem sementes, se assim for, descartá-los. Colocar as clementinas no robô de cozinha (processador) e reduzir a puré. Juntar os restantes ingredientes. Ligar o robô até obter uma mistura homogénea (bati numa taça à mão). Verter a massa numa forma de fundo amovível bem untada (usei uma forma normal de silicone). Levar ao forno pré-aquecido a 190º cerca de 1 hora (no meu forno precisei apensas de 50 min). Se achar necessário, para que o topo do bolo não queime, por volta dos 40 minutos de cozedura, cubra-o com papel de alumínio. Deixar arrefecer o bolo dentro da forma e sobre uma grade, antes de o desenformar.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Obras

As obras lá em casa começaram em força e o nosso hall de entrada está assim desde segunda-feira ao fim do dia. A casa está cheia de um pó muito fininho que nos incomoda bastante mas mesmo assim estamos muito felizes por finalmente terem começado:) Agora é esperar que corra tudo de acordo com o previsto!


Wish List Natal #2

Adoro esta tarteira da GreenGate!

Sétimo Selo

No fim-de-semana acabei de ler o Sétimo Selo que tinha começado há 3 semanas... desta vez fui super rápida.


Gostei do livro e aprendi imenso sobre o mundo do petróleo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Presente Vasquinho

O nosso segundo presente para o Vasquinho...


Passei numa das minhas lojas preferidas, vi na montra e achei que ia ficar lindo no quarto do Vasquinho. E confirmou-se!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Brownies em formato de queques

Mais uma receita do livro "Dias com Mafalda". Desta vez a escolhida para o jantar com os pais do L. no fim-de-semana grande - uns queques de chocolate.



Receita:
120g de chocolate
125g de manteiga sem sal (usei margarina)
4 ovos
1 chávena (220g) de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 chávena (75g) de farinha sem fermento
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 chávena de cacau em pó

Aqueça o forno a 180º. Coloque formas de queques num tabuleiro de 12 queques e reserve.
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Bata os ovos com uma batedeira eléctrica até começarem a ficar espumosos. Junte o açúcar e bata até obter uma mistura espessa e esbranquiçada. Acrescente a mistura de chocolate e a baunilha e incorpore delicadamente. Peneire a farinha, o fermento e o cacau por cima da mistura e incorpore.
Divida a massa pelas formas preparadas. Leve ao forno por 10 a 12 minutos. Os queques vão afundar-se depois de sair do forno, não se preocupe (os meus não afundaram praticamente nada).
Sirva os queques decorados com um pouco de iogurte, frutos silvestres e polvilhados com açúcar em pó.

Lua...

No regresso do colégio, vínhamos os 3 no carro, o Manel diz: "Mamã, olha, banana" várias vezes seguidas. Espreitei para trás pelo canto do olho e apercebi-me que estava a apontar para fora... para a lua!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CakeyParty

De há uns tempos para cá estou cada vez mais fã de compras online. Já toda a gente que conheço fazia compras online quando as comecei a fazer (foi mesmo muito recentemente com as compras no Continente online e mais tarde com o site da Lanidor) mas desde que experimentei não quero outra coisa.
Descobri por acaso (acho que no facebook... nequeles banners laterais de publicidade) a CakeyParty. Fiquei super entusiasmada com o site e com a possibilidade de encomendar pratos, copos, talheres, guardanapos e balões para a festa do Manel sem ter que me deslocar. Também achei os preços muito convidativos.
Este ano optei por comprar tudo liso em dois tons de azul e verde lima. No site não tinham artigos em verde lima. Enviei um email a perguntar se era possível encomendar e responderam-me a dizer que iam fazer um pedido ao fornecedor para incluir essa cor e passadas duas semanas tinha todas as cores que queria à disposição. A partir daí foram 10 minutos até ter a minha encomenda feita.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Scones

Mais uma receita de um livro de culinária. Desta vez o seleccionado foi o "Dias com Mafalda" da Mafalda Pinto Leite. Já fiz várias receitas deste livro que a R. me deu de presente de aniversário mas esta é a primeira que partilho.
No sábado de manhã eu e o Afonso pusemos mãos à obra e fizemos uns deliciosos scones para o pequeno-almoço.


Receita:
3 meias chávenas de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
1 chávena de soro de leite (1 chávena de leite com 1 colher de sopa de sumo de limão)
1 ovo
45g de açúcar + extra para polvilhar
125g de manteiga derretida
Aqueça o forno a 200º. Forre 2 tabuleiros com papel vegetal e reserve. Numa tigela grande misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Noutra tigela grande misture o soro de leite, o ovo e o açúcar. Misture dois terços da mistura de farinha na mistura de soro de leite. Aos poucos adicione a manteiga derretida, por fim misture a restante farinha. A massa deve ficar compacta, se for preciso adicione mais farinha. Vire a massa numa superfície de trabalho polvilhada com farinha. Estique com um rolo de massa até ficar com uma espessura aproximada de 2,5cm. Use um cortador de bolachas para cortar círculos da massa. Coloque os círculos nas formas preparadas. Pincele com a manteiga derretida e polvilhe generosamente com o açúcar. Leve ao forno durante 15 minutos ou até ficarem dourados. Sirva quente ou à temperatura ambiente.
Nota: não cortei círculos de massa. Fiz bolinhas (aliás o Afonso fez bolinhas) e ficaram óptimos na mesma.

Wish List Natal #1

O nosso serviço de jantar - Christofle Fleur D'Argent.


Objectivo - ter pratos suficientes para fazer o jantar de aniversário do Afonso com os avós e os tios... temos 7 de cada, precisamos de 10.
Nota: pratos de sobremesa e de doce (os rasos são de outro serviço porque fizemos uma mistura) - como se alguém estivesse interessado;)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vol-au-vent de camarão

No fim-de-semana grande convidámos os pais do L. para jantarem lá em casa. O objectivo era um jantar leve por isso optei por fazer o vol-au-vent de camarão que já não fazia há mais de um ano. Adoro! Mas infelizmente não posso comer porque pelos vistos devo ter feito uma qualquer alergia ao camarão:(
A receita é da Mãe do L. e foi ela que me ensinou a fazer. A única coisa que dá trabalho é descascar os camarões mas o L. normalmente encarrega-se de o fazer!

Receita:
2 placas de massa folhada
500 a 600g camarão cozido (compro no Pingo Doce)
caldo knorr de marisco (alternativamente sopa knorr de camarão)
margarina
farinha
leite
sal
pimenta
molho tabasco
salsa ou coentros picados
1 ovo para pincelar a tarte
Descascar os camarões. Derreter num tacho um bocadinho de margarina e juntar o caldo knorr ou um pouco do pó da sopa de camarão. Em seguida, juntar a farinha e mexer bem. Ir juntando aos poucos o leite e ir sempre mexendo (exactamente como se estivéssemos a fazer molho béchamel). Temperar o molho com sal, pimenta e um pouco de molho tabasco. Juntar a salsa ou os coentros picados.
Abrir a base de massa folhada com o papel vegetal numa tarteira. Picar o fundo com um garfo. Espalhar por cima da massa os camarões. Por cima deitar o molho. Abrir a outra base de massa e colocar por cima da tarte a tapar. Juntar as pontas de ambas as massas e dobrar. Por fim, pincelar a tarte com a gema de um ovo batido.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º até a tarte estar dourada.

Cama Vasquinho

O Vasquinho está quase a nascer. E o nosso primeiro presente para ele já está montado no quarto - a caminha.

Bons sonhos!

Depilação definitiva

No fim das férias, fiz uma lista dos objectivos para este ano, e mais concretamente do que queria realizar ou ter começado até ao Natal. A lista deu imenso resultado porque já há imensa coisa começada e outras que já estão concretizadas!
Outro dos itens da lista era a depilação definitiva. E na passada sexta fiz a primeira sessão nas virilhas, axilas e dedos dos pés. Tal como com o siso, estava à espera de uma dor muito maior... não me custou quase nada! Agora estou ansiosamente à espera de ver os pêlos começarem a cair!

Sisos

Lá por casa temos andado numa maré de médicos e picas...
Na semana passada fui tirar um siso! Já há dois anos que estou para tirar os sisos mas estava grávida e depois o Manel estava a mamar. Agora finalmente comecei e o primeiro já se foi! Foi muito rápido e quase indolor (também ia com uma elevada expectativa de dor). E esta sexta lá irei tirar o outro de cima!
Objectivo: ter os sisos todos tirados até ao Natal!

Palhaços

Não gosto de palhaços. Nunca gostei. Nem quando era pequena. Tornou-se um dos motivos pelo qual nunca gostei de circo. Só gostava de ver os trapezistas.
Quando começámos a ir ao circo com o Afonso comecei a ver os palhaços com uns olhos um bocadinho diferentes. Continuei sem gostar mas fico deslumbrada a ver a atenção e a gargalhada dos bebés quando eles aparecem.
Na semana passada passei a ver os palhaços numa perspectiva completamente diferente e para mim até então desconhecida. Os palhaços vão ao hospital. E eu pela primeira vez desde que me lembro ri-me com vontade ao ver os palhaços. Estiveram 5 minutos no ñosso quarto em regime de exclusividade. Só para nós, só para o Afonso. E em 5 minutos o Afonso (cansado de 3 dias de hospital e de todas as picas que teve que levar, ainda fraquinho e magrinho) sorriu, riu e deu gargalhadas que nos encheram o coração! Os palhaços integraram-nos nas brincadeiras. Primeiro o L., depois o Tio F. e por último eu. É verdade participei numa brincadeira com palhaços e ri-me como não me ria há muitos dias.
Agora... agora vejo os palhaços com outros olhos! E ao fim de tantos anos consegui perceber a magia.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Areias

No fim-de-semana passado mais uma receita de biscoitos... as clássicas areias. É a receita de bolinhos que já fiz mais vezes até hoje. Voltei aos livros de culinária - mais uma vez o livro da Vaqueiro - e qual não é o meu espanto quando descobri que a receita do livro é excatemnte igual à recita que sempre fiz, da tia-avó do L.



Receita:
200g de margarina
150g de açúcar
320 de farinha
raspa de limão (também já fiz com laranja e é igualmente bom)

Deitar numa taça grande a farinha e o açúcar. Juntar a margarina amolecida (eu costumo pôr derretida mas faz com que as areias fiquem mais rijas) e por fim a raspa de limão. Misturar tudo muito bem com uma colher de pau. Forrar dois tabuleiros com papel vegatal. Fazer bolinhas do tamanho de uma noz e ir colocando nos tabuleiros. Levar a forno pré-aquecido a 180º e deixar cozer até ficarem douradas.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Biscoitos de Natas

Com a chegada destes dias de Outono ao fim-de-semana apetece-me ir para a cozinha fazer bolinhos e bolachas. Decidi dar uso aos meus livros de receitas (o L. diz, e com razão, que eu quero sempre livros novos mas que depois só faço receitas de blogs) e escolhi estes biscoitos de natas do livro da Vaqueiro. Já os tinha feito há uns anos e voltei a fazê-los. São tão simples de fazer e ficam deliciosos!



Receita:
250g de açúcar
2dl de natas
4 gemas
150g de margarina
raspa de 1 limão
500g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Misturar o açúcar com as natas. Juntar 3 gemas, a margarina e a raspa de limão. De seguida, misturar a farinha e o fermento. Fazer bolinhas do tamanho de uma noz e colocar num tabuleiro forrado a papel vegetal. Pincelar os biscoitos com a gema restante. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 minutos.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Salt

No Sábado vimos este filme enquanto os bebés dormiam a sesta.


Gostei bastante!