segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vol-au-vent de camarão

No fim-de-semana grande convidámos os pais do L. para jantarem lá em casa. O objectivo era um jantar leve por isso optei por fazer o vol-au-vent de camarão que já não fazia há mais de um ano. Adoro! Mas infelizmente não posso comer porque pelos vistos devo ter feito uma qualquer alergia ao camarão:(
A receita é da Mãe do L. e foi ela que me ensinou a fazer. A única coisa que dá trabalho é descascar os camarões mas o L. normalmente encarrega-se de o fazer!

Receita:
2 placas de massa folhada
500 a 600g camarão cozido (compro no Pingo Doce)
caldo knorr de marisco (alternativamente sopa knorr de camarão)
margarina
farinha
leite
sal
pimenta
molho tabasco
salsa ou coentros picados
1 ovo para pincelar a tarte
Descascar os camarões. Derreter num tacho um bocadinho de margarina e juntar o caldo knorr ou um pouco do pó da sopa de camarão. Em seguida, juntar a farinha e mexer bem. Ir juntando aos poucos o leite e ir sempre mexendo (exactamente como se estivéssemos a fazer molho béchamel). Temperar o molho com sal, pimenta e um pouco de molho tabasco. Juntar a salsa ou os coentros picados.
Abrir a base de massa folhada com o papel vegetal numa tarteira. Picar o fundo com um garfo. Espalhar por cima da massa os camarões. Por cima deitar o molho. Abrir a outra base de massa e colocar por cima da tarte a tapar. Juntar as pontas de ambas as massas e dobrar. Por fim, pincelar a tarte com a gema de um ovo batido.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º até a tarte estar dourada.

2 comentários:

  1. Que aspecto divinal! Acho que já provei aí em casa, mas já não me lembro do sabor...

    ResponderEliminar
  2. As imagens valem mais que mil palavras...que delícia!!!

    ResponderEliminar