quarta-feira, 27 de abril de 2011

Queques de baunilha

Este ano o almoço de Páscoa foi lá em casa pela primeira vez. Deu-me imensa satisfação reunir toda a família e preparar tudo conforme tinha planeado. E não podia ter corrido melhor (na minha opinião!)... estavam todos tão bem dispostos e estava um dia lindo!
Esta foi uma das sobremesas que preparei a pensar nos mais pequenos. Os queques eram para ter levado cobertura mas depois optei por servi-los simples. O Afonso e o Manel adoraram comê-los!



Receita:
110g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225g de açúcar fino
2 ovos
275g de farinha com fermento
120ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha
Aqueça o forno a 160º. Forre um tabuleiro de queques com as formas próprias e reserve. Numa tigela grande bata a manteiga com o açúcar durante cinco minutos ou até obter uma mistura cremosa e de uma cor clara. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo uns minutos antes de adicionar o próximo. Numa outra tigela misture as farinhas e coloque o leite e a baunilha num jarro. Adicione um terço da farinha à mistura de manteiga e incorpore. Deite um terço do leite e volte a incorporar. Repita o processo até toda a farinha e leite estarem incorporados. Divida a massa pelas formas preparadas. Leve ao forno durante 25 minutos ou até começarem a ficar dourados e esteja cozinhados no interior. Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos na forma antes de retirar.


Fonte: Livro 'Dias com Mafalda' de Mafalda Pinto Leite

Sem comentários:

Enviar um comentário