segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Palhaços

Não gosto de palhaços. Nunca gostei. Nem quando era pequena. Tornou-se um dos motivos pelo qual nunca gostei de circo. Só gostava de ver os trapezistas.
Quando começámos a ir ao circo com o Afonso comecei a ver os palhaços com uns olhos um bocadinho diferentes. Continuei sem gostar mas fico deslumbrada a ver a atenção e a gargalhada dos bebés quando eles aparecem.
Na semana passada passei a ver os palhaços numa perspectiva completamente diferente e para mim até então desconhecida. Os palhaços vão ao hospital. E eu pela primeira vez desde que me lembro ri-me com vontade ao ver os palhaços. Estiveram 5 minutos no ñosso quarto em regime de exclusividade. Só para nós, só para o Afonso. E em 5 minutos o Afonso (cansado de 3 dias de hospital e de todas as picas que teve que levar, ainda fraquinho e magrinho) sorriu, riu e deu gargalhadas que nos encheram o coração! Os palhaços integraram-nos nas brincadeiras. Primeiro o L., depois o Tio F. e por último eu. É verdade participei numa brincadeira com palhaços e ri-me como não me ria há muitos dias.
Agora... agora vejo os palhaços com outros olhos! E ao fim de tantos anos consegui perceber a magia.

2 comentários:

  1. Deve ter sido um momento mágico! :)

    ResponderEliminar
  2. Sabes, também nunca gostei de palhaços. Lembro-me perfeitamente de ser pequena e ter chorado e gritado quando um palhaço se chegou ao pé de mim no Coliseu dos Recreios.
    A M. nasceu e, como sabes, ficou doente e foi internada. A equipa de palhaços do nariz vermelho ia lá uma vez por semana. Eu só assisti uma vez, mas vi como os meninos que estavam ali os adoravam e riam. A M. era demasiado pequenina...
    Também repensei um pouco a minha posição em relação aos palhaços (estes palhaços).

    ResponderEliminar