segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Flores

A compra de sexta à hora de almoço na Prego Sem Estopa - este ramo de peónias brancas.


E já colocadas no respectivo lugar.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Saldos Lanidor Online

Quem me conhece sabe que adoro a Lanidor! Foi-me conquistando aos poucos e agora é uma verdadeira paixão. Guardo os catálogos das colecções antigas em casa, conheço bastante bem cada uma das colecções, gosto sempre de imensas peças e de vez em quando não resisto.
Por outro lado nunca gostei de saldos... não gosto da confusão em que as lojas ficam, nunca encontro nada (também não tenho jeito para procurar) e quando alguém fazia uma boa compra ficava sempre a pensar como é que era possível.
Mas agora já consigo comprar coisas nos saldos... na Lanidor;) Acho que porque as lojas não ficam uma confusão assim tão grande e eu conheço muito bem as colecções por isso sei do que gosto! Para facilitar ainda mais agora existe a Lanidor online e em todas as épocas de saldos eu faço uma compra! Na semana passada chegaram lá a casa estas duas túnicas!


Claro que com o bom tempo que fez esta semana já estreei as duas:)

O Discurso do Rei

Simplesmente adorei! As interpretações fantásticas, a história que me fez chorar, o Colin (que eu adoro), o facto de ser verídico, enfim tudo!


Recomendo. E o melhor de tudo é que vemos um filme fantástico ao mesmo tempo que aprendemos história!

Velas do Loreto

Hoje tive uma hora de almoço magnífica! A Mana foi-me buscar ao trabalho com o Vasquinho e fomos os três ao Chiado à Loja de Velas do Loreto. As velas dos baptizados dos bebés lá de casa foram compradas nesta loja e a tradição foi cumprida mais uma vez com a compra da vela para o baptizado do Vasquinho.
Esta loja é daquelas que vale mesmo a pena visitar. Faz parte das lojas mais antigas de Lisboa e quando lá entramos parece que retrocedemos pelo menos um século!


A seguir, e como estávamos mesmo pertinho, demos um salto à Prego Sem Estopa e eu fiz uma compra (depois mostro uma foto do que comprei)!

Museu da Carris

Há dois fins-de-semana atrás tivemos mais uma festa. O F. fez 6 anos e a festa foi no Museu da Carris. O L. não pôde ir porque teve uma reunião de trabalho e eu fui com os dois bebés.
Fizemos a visita ao museu e no fim da visita andámos todos de eléctrico. E que giro que foi! Os bebés adoraram. Especialmente o Afonso que já há imenso tempo que nos tinha pedido para andar. E o eléctrico era simplesmente lindo... antigo, com os bancos forrados em 'capitoné', cortinas de veludo e candeeiros no tecto!

Depois do passeio no eléctrico, fomos ver a exposição de autocarros e eléctricos antigos e os bebés entravam e saíam de dentro deles numa felicidade! Foi uma manhã muito bem passada!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Gym

Na quinta-feira passada foi dia de experimentar uma nova aula - Power Jump! Consegui aguentar a aula inteira... nem sempre sintonizada com o professor mas no final da aula já estava melhor!

Ontem terminei o dia com uma aula de Step... sem dúvida a minha preferida! E hoje ao almoço aula de Pump! Uma semana em cheio:)

Mais uma das músicas da aula de Pump...

Coxas de Frango com Batatas Assadas com Ervas

Fiquei impressionada com o sabor delicioso desta receita quando comparado com a simplicidade de execução e a tão curta lista de ingredientes! Vale a pena experimentar.


Receita:
50g de margarina
1 colher de sopa de folhas de tomilho
sal e pimenta
8 coxas de frango
6 dentes de alho inteiros
8 batatas grandes cortadas com a espessura de um dedo
azeite q.b.

Aqueça o forno a 200º. Numa tigela pequena misture a margarina, o tomilho, o sal e a pimenta. Barre metade dessa mistura por baixo da pele do frango. Coloque num pyrex com o alho e as batatas. Regue com um fio de azeite e tempere com mais sal e pimenta.
Leve ao forno e asse por 30 minutos ou até estar dourado e cozinhado, virando o frango a meio do tempo.

Fonte: "Dias com Mafalda" de Mafalda Pinto Leite

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Queijadas de Leite

Mais uma saída da minha "zona de conforto". É raro, mesmo muito raro haver doces sem chocolate lá em casa. Na sexta-feira à noite apeteceu-me fazer alguma coisa e não havia chocolate em casa (acho que foi a primeira vez que aconteceu!)... então lembrei-me destas queijadas de leite que estavam em lista de espera há mais de 4 anos! Extremamente fáceis de fazer e ficam deliciosas!


Receita:
400 g de açúcar
100 g farinha
3 ovos
1/2 l de leite
100 g de margarina

Derreta a margarina, adicione-lhe o açúcar, a farinha e os ovos. Misture bem, junte o leite a pouco e pouco para não encaroçar e mexa até ficar homogéneo.
Unte as formas com margatina e polvilhe com farinha (usei forminhas de papel para evitar este passo). Encha-as com massa, mas não até ao topo para não transbordarem. Leve a fornmo pré-aquecido a 250º e retire logo que estejam dourados. Sirva mornos (comemos uns mornos e outros frios).

Fonte: Teleculinária antiga (passada pela amiga C.)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Black Swan

No fim-de-semana também conseguimos ver este filme. Muito bem feito e um desempenho magnífico da Natalie!

Pescada com Broa

Esta receita é deliciosa e é uma forma diferente e muito original de cozinhar os tão práticos lombos de pescada.



Receita:
1 embalagens de centros de pescada
2 ou 3 fatias de broa de milho
80g de bacon
1 pimento (usei apenas meio)
1 cebola
1 limão
1 dl de azeite
1 dente de alho picado
orégãos
sal, pimenta

Tempere os centros de pescada, ainda congelados, com o sumo e a raspa do limão, sal, pimenta e o alho picado. Deixe marinar até o peixe estar descongelado.
Corte o bacon em pequenos cubos e o pimento em quadradinhos. Misture e adicione a cebola finamente picada. Espalhe tudo sobre o fundo de um tabuleiro de ir ao forno.
À parte, esfarele a broa de milho e role os centros de pescada sobre estas migalhas. Depois de envolvidos na broa, coloque-os no tabuleiro sobre a mistura de cebola, bacon e pimento.
Coe o líquido da marinada, adicione-lhe o azeite e bata vigorosamente. Deite sobre o peixe, polvilhe com orégãos e leve a assar em forno moderado.
Acompanhe com batatas noisette.


Fonte: Livro "As Receitas do Sítio do Costume" do Pingo Doce

Valentines Day

Já há alguns anos que comemoramos o Dia dos Namorados em casa com os bebés. Este ano o L. disse para eu não me preocupar com a sobremesa porque ele ia tratar de tudo. Quando cheguei a casa tinha a mesa de jantar posta a sério! E o L. tinha preparado tudo para um fondue de chocolate que adoramos e que há muito tempo que já não comíamos. E as frutas que mais gostamos no fondue estavam preparadas - ananás e morangos. E como não podia deixar de ser também cookies de chocolate!


Obrigada pela surpresa!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Das obras

É sabido que fazer obras é sempre complicado. Fazer obras quando já se está a morar em casa é pior. Obras que têm impacto em várias divisões da casa ainda pior. E quando a juntar a tudo isto se tem dois bebés, algum azar e obras durante o Natal...
As nossas obras (iniciadas no início de Novembro do ano passado) ainda duram... e assim com um atraso aqui e outro ali as duas semanas previstas transformaram-se em três meses e meio!
Mas lentamente estamos a ver a evolução e acho que agora já podemos dizer que estamos próximo do fim!

(O lavatório e a torneira já montados)

E quando as obras acabarem a casa vai voltar ao normal e podemos voltar a convidar as pessoas que gostamos para estarem connosco!

Mais uma compra

Na minha ida aos saldos da Lanidor ainda trouxe para casa este top em roxo.

Batatas recheadas da Nigella

Estas batatas resultaram dos minutos que passei a ver o programa da Nigella com um papel e uma caneta na mão. Já tinha visto esse programa e tinha gostado de todas as receitas por isso foi só tomar nota de todas.
Fiz as batatas num dia de semana mas demoram muito tempo no forno até ficarem assadas por isso caso queiram experimentar recomendo que seja num fim-de-semana ou num dia em que simplesmente se tem mais tempo. São um acompanhamento magnífico!


Receita:
4 batatas grandes (comprei as maiores que havia no supermercado)
queijo cheddar ralado
cebolinho
1 pacote de natas frescas
molho inglês
sal e pimenta q.b.
bacon aos pedaços
Leve as batatas a assar no forno pré-aquecido a 180º num tabuleiro forrado com papel vegetal. As batatas devem ficar estaladiças por fora e moles por dentro (fui espetando com um palito comprido para ver quando estavam prontas). As minhas batatas eram mesmo grandes por isso demoraram cerca de 1 hora.
Cortar as batatas ao meio longitudinalmente e retirar o interior com uma colher para uma taça (usei uma luva pega para não me queimar). Acrescentar cebolinho picado, queijo cheddar ralado (usei mistura de queijos), as natas e um pouco de molho de inglês. Misturar tudo muito bem com um garfo de forma a esmagar as batatas. Temperar com sal e pimenta.
Encher as metades das batatas com o recheio. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno a gratinar. Para terminar polvilhar com pedaços de bacon estaladiços (pus numa frigideira sem gordura até ficarem estaladiços).
Fonte: Nigella Christmas Kitchen

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hoje

Com este vestido. Ainda da minha ida aos saldos da Lanidor com o L. (estava há mais de duas semanas na loja à espera para o ir buscar e ontem foi o dia).


Gosto imenso dele e foi uma compra excelente (50% de desconto). Mais uma vez tenho que agradecer ao L. porque foi ele que o viu:)
E que bom que é vestir um vestido branco no Inverno!

Inception

Este fim-de-semana conseguimos pôr em dia alguns dos muitos filmes que temos para ver. E tivemos sorte porque todos os que vimos eram muito bons. E este foi um deles... a história é super original e está muito bem feito! Vale a pena ver.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Cookies de chocolate

O Afonso ao fim-de-semana acorda cedo... não tão cedo como muitos bebés que conheço e mais tarde do que se costuma levantar durante a semana por isso não nos podemos queixar:) Agora tornou-se um hábito irmos os dois para a cozinha (enquanto o Mano e o Papá ainda dormem) preparar panquecas, bolos e ultimamente cookies. O Afonso adora participar a ajudar e eu adoro ter a ajuda dele. Neste Sábado fizemos estas cookies e ficaram 'simplesmente uma delícia'!


Receita:
2 chávenas + 2 colheres de sopa de farinha
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
150 g de margarina à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar mascavo (bem apertado na chávena)
½ chávena de açúcar branco
1 ovo + 1 gema
2 colheres de sobremesa de aroma de baunilha
1 e ½ chávena de chocolate meio-amargo picadinho

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre 2 tabuleiros com papel vegetal.
Numa taça misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na taça da batedeira junte os açucares e a manteiga. Bate bem até e massa ficar bem fofa e cremosa, uns 5 minutos. Adicione então o ovo, a gema e a baunilha e bata mais uns 3 a 4 minutos.
Diminua a velocidade da batedeira e adicione os secos lentamente. Quando os secos estiverem todos incorporados, pare a batedeira e com uma espátula misture o chocolate picado.
Com uma colher de sobremesa, ou com as mãos (uso sempre uma colher de gelado), faça bolinhas do tamanho de uma bola de ping-pong. Ponha-as no tabuleiro. Quando o tabuleiro estiver pronto, leve ao forno por 15 a 18 minutos (os meus cookies ficaram prontos em 11 minutos). Atenção: os cookies vão parecer crus mas é mesmo assim. Quando arrefecerem, estarão perfeitos. Retire imediatamente do forno.

Fonte: Blog "Simplesmente Delícia"

Wish List

Da nova coleccção da Lanidor. Adoro!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Massa cremosa de cogumelos e tomilho

Tinha comprado cogumelos para fazer pizza no fim-de-semana. Mas como chegámos tarde da rua tinha que fazer algo mais rápido e foi aí que me lembrei desta massa que tinha visto no "Dias com Mafalda". Fui buscar o livro, vi que tinha tudo o que precisava e pouco tempo depois estávamos os quatro sentados à mesa a almoçar.


Receita:
400g de tagliatelle ou outra massa comprida (usei esparguete)
1 colher de sopa de zeite
50 g de margarina
3 chalotas picadas (usei uma cebola de tamanho médio)
1 dente de alho esmagado
600g de cogumelos
1 colher de sopa de tomilho
1 chávena de natas frescas
1/2 chávena de caldo de galinha
parmesão ralado para servir

Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e mantenha quente.
Entretanto, aqueça uma frigideira grande em lume médio. Adicione o azeite, a manteiga, as chalotas e o alho. Cozinhe por três minutos ou até as chalotas começarem a ficar transparentes.
Adicione os cogumelos e o tomilho. Tempere a gosto com sal e pimenta. Cozinhe por mais cinco minutos. Junte as natas e o caldo de galinha e deixe borbulhar por cinco minutos ou até os cogumelos estarem tenros. Junte a massa e misture bem. Sirva polvilhado com o parmesão.

Fonte: "Dias com Mafalda" de Mafalda Pinto Leite

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Aquário Vasco da Gama

No Domingo passado o Afonso teve a festa do G. (amigo do colégio) no Aquário Vasco da Gama. Já lá tínhamos ido com ele mas desta vez a visita foi feita com uma bióloga a explicar tudo! E como não podia deixar de ser o Afonso adorou.


No dia seguinte à noite, antes de adormecer, perguntou-me: "Mamã, quais são os peixes que não têm coluna vertebral?". E eu fiquei surpreendida com a pergunta durante os segundos mas depois lembrei-me da visita e lá estivemos a falar sobre animais com e sem coluna vertebral!

Nuggets de frango saudáveis

Uma receita simples e saudável! Foi feita num dia de semana com o meu ajudante preferido. Foi o Afonso que envolveu os pedaços de frango na farinha e depois ia-me passando. E para terminar ainda pincelou cada pedaço já no tabuleiro com o azeite. E como ele estava feliz por ter contribuído com tanta ajuda para o jantar:)




Receita:
120g de cornflakes
40g de farinha sem fermento
2 claras de ovo ligeiramente batidas
4 peitos de frango cortados em pedaços
azeite

Aqueça o forno a 180º. Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta.
Pique os cornflakes, num robot de cozinha, e, migalhas finas.
Coloque os cornflakes moídos, a farinha e as claras de ovos em pratos fundos separados. Tempere a farinha com sal, pimenta e uma colher de chá de tomilho ou oregãos. Passe cada pedaço de frango pela farinha, seguido das claras e finalizando com os cornflakes.
Vá colocando os pedaços num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Pincele cada pedaço com azeite.
Leve ao forno por dez minutos, vire o frango e cozinhe por mais dez minutos ou até estar dourado.

Fonte: "Dias com Mafalda" de Mafalda Pinto Leite

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sandálias Lanidor

Quando vi o lookbook da Lanidor reparei logo nestas sandálias... ainda a fotografia delas não estava disponível mas a flor prendeu-me o olhar e nem reparei na roupa que estva vestida!
Ainda só vi a colecção nova numa loja à hora de almoço e lá estavam as sandálias. Adorei mas têm um salto dourado que não sei...


Não vou conseguir deixar de pensar nelas enquanto não as experimentar!

Versailles

No Sábado de manhã fomos à Arboretto comprar um candeeiro novo para o quarto do Manel. E como não podia deixar de ser, passámos na Versailles antes para o L. e o Afonso comerem um pastel de nata. Saímos de lá com uma caixinha de húngaros sem recheio (os meus bolinhos preferidos) e cada um dos quatro comeu um a caminho da Arboretto. Uma manhã perfeita!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lasanha Vegetariana Enganada

Esta receita foi feita ainda no ano passado num Domingo que tivemos um amigo a almoçar connosco. Não costumo fazer receitas pela primeira vez quando tenho convidados mas o J. já faz parte dos 'provadores' oficiais e achei que esta receita não ia falhar. Não me enganei... a opinião dos provadores não podia ter sido melhor!


Receita:
2 embalagens de ravioli
azeite
2 alhos esmagados
2 ramos de tomilho
4 chávenas (1 litro) de tomate triturado (fiz o meu próprio molho de tomate)
1 cenoura ralada
200 ml de natas frescas
1 mão mal cheia de folhas de manjericão picadas
200 g de queijo mozzarella ralado
100 g de queijo cheddar ralado
1/2 chávena de parmesão ralado

Aqueça o forno a 180º. Unte uma assadeira e reserve.
Cozinhe os raviolis de acordo com as instruções da embalagem. Escorra.
Entretanto aqueça o azeite num tacho. Junte o alho e o tomilho e cozinhe por 1 minuto ou até o alho começar a ficar dourado. Adicione o tomate triturado e tempere com sal e pimenta. Depois de levantar fervura deixe borbulhar por dois minutos. Retire do lume.
Misture as natas com o manjericão, tempere com sal e pimenta e reserve.
Espalhe uma chávena de molho de tomate na assadeira, polvilhe com um pouco de cenoura ralada. Disponha um terço dos raviolis por cima, numa só camada. Cubra com um terço das natas. Repita o processo mais duas vezes. Finalize polvilhando os queijos por cima.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno por 20 minutos. Retire o papel de alumínio e deixe gratinar por mais 10 minutos. Retire do forno e sirva.

Fonte: "Dias com Mafalda" de Mafalda Pinto Leite

Gym

Na segunda-feira o dia acabou da melhor forma com uma fantástica aula de Body Step. Estas são as minhas aulas preferidas desde sempre. Adoro o desafio de tentar seguir as coreografias e o contentamento que sinto quando consigo fazer um esquema difícil do princípio ao fim!

Ontem à hora de almoço foi dia de Pump. E há mais de um mês e meio que não fazia uma aula de Pump por isso ontem foi dia do novo Pump (76). E deixo aqui a música com que fazemos o aquecimento.



O resultado destas duas incursões ao gym é que hoje não consigo levantar os braços e tenho muitas dificuldades em subir escadas. Mas em compensação sinto-me muito bem!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hoje

Com uma compra recente dos saldos na Stradivarius (em preto).

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Empada de frango

Só consegui resistir uns dias à receita da Empada de Frango que a A. publicou no blog. E nem a receita ter sido publicada na versão Bimby me fez desistir. E efectivamente foi muito fácil adptá-la!
Citando a A. esta receita é "absolutamente fenomenal". E foi a opinião unânime de todos lá em casa. E mais uma vez tive direito a um grande "obrigado por esta papa, Mamã" do Afonso.


Receita:
1 base de massa folhada
50 g de margarina
2 alho franceses cortados em rodelas (usei apenas 1)
300 g de peito de frango cortado em pedaços
Sal q.b.
Pimenta q.b.
300 g de leite
30 g de farinha
1 colher de chá de mostarda
100 g de natas
20 g de estragão (usei cebolinho, já que não tinha aquela erva)
1 gema de ovo para pincelar

Coloque a margarina e o alho francês numa frigideira e deixe refogar por 5 minutos.
Junte o frango, o sal e a pimenta e cozinhe até o frango estar dourado. Transfira o frango para uma taça.
Coloque o leite, a farinha, a mostarda e os temperos na frigideira em que o frango foi cozinhado. Deixe cozinhar por 5 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Quando o molho estiver cozinhado, junte as natas, o cebolinho picado e deixe cozinhar mais 3 minutos.
Junte o frango reservado, envolva com uma espátula e deite num pyrex.
Cubra o pyrex com a massa folhada, fazendo um pequeno orifício no centro para que possa escoar o vapor. Pincele com a gema de ovo e leve ao forno cerca de 20 a 25 minutos, ou até a massa ficar dourada.

Fonte: Blog Pó de Prata Sobre as Nuvens

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

The Pacific

Começámos esta semana a ver esta serie. Já vimos dois episódios.


Estou a gostar imenso e já aprendi umas quantas coisas sobre a 2ª Guerra Mundial que não sabia. Mas só recomendo a quem gostar de filmes de guerra... a serie é muito realista.

Muffins de chocolate da Nigella

O L. tem gravado os programas de culinária da Nigella e eu adoro ver. Mas foi só na semana passada que me ocorreu ir rever um em que tinha gostado imenso das receitas com um papel e um lápis na mão. E finalmente tomei nota de quatro receitas para experimentar. A primeira foram uns muffins de chocolate (tinha que ser chocolate...)! Muito fáceis de fazer e deliciosos. Mais uma que recomendo vivamente.


Receita:
250g de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
175g de açúcar
2 colheres de sopa de cacau
150g de pepitas de chocolate (usei chocolate picado em pedaços)
250ml de leite
90ml de óleo
1 colher de chá de baunilha
1 ovo

Juntar numa taça os ingredientes secos (farinha, fermento, bicarbonato, açúcar, cacau e as pepitas de chocolate). Misturar.
Noutra taça misturar o leite, o óleo, a baunilha e o ovo. Bater com uma vara de arames.
Deitar a mistura líquida na seca e misturar.
Forrar uma forma de queques com formas de papel e dividir a massa pelas formas. Polvilhar com algumas pepitas. Levar a forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos.

Fonte: Nigella Bites

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Casamento

E na sexta-feira foi dia de casamento. O casamento foi às 18h30 por isso saí do trabalho depois de almoço para ir ao cabeleireiro e arranjar as maõs.
Os bebés ficaram a dormir em casa dos avós. Foi o nosso primeiro encontro do grupo de amigos da universidade totalmente sem bebés desde há quase 5 anos! O último tinha sido também num casamento em que eu já estava grávida de 5 meses do Afonso.
O casamento foi no Hotel Ritz e correu muito bem... o jantar estava excelente, a decoração da sala muito bonita, os noivos muito felizes e animados! E depois do jantar os noivos fizeram uma abertura de pista muito original com uma coreografia ensaiada. E nós dançámos muito... nem o cansaço de uma sexta-feira de trabalho nos demoveu:)
E eu estava assim:


A foto é de um outro casamento em que usei o mesmo modelito!

Peitos de frango gratinados

Na terça-feira durante um avisita rápida ao site da Vaqueiro descobri esta receita e pensei vou fazê-la já hoje. E assim foi. Num dia normal de trabalho consegui fazê-la, dar banho aos bebés, e jantar a horas! Esta receita é simplesmente deliciosa e rapidíssima de fazer. Recomendo mesmo que a façam.


Receita:
4 peitos de frango
50 g de bacon em palitos
sal
pimenta de moinho
sumo de limão
ketchup (usei polpa de tomate)
tomilho
queijo parmesão fresco ralado (usei queijo mozzarella e emmental ralados)
vaqueiro líquida (usei vaqueiro normal partida em pedacinhos)

Ligue o forno e regule-o para os 200 °C. Coloque os peitos de frango num recipiente de forno, dê-lhes alguns golpes e introduza aí os palitos de bacon. Tempere com sal e pimenta acabada de moer, regue com um pouco de sumo de limão. Barre ketchup em cada peito de frango, perfume com um pouco de tomilho e salpique generosamente com queijo parmesão ralado de modo a cobrir completamente os peitos de frango. Regue com vaqueiro líquida e leve ao forno durante cerca de 25 minutos.

Fonte: Site Vaqueiro

Firework

Hoje o dia de trabalho começou assim!



Simplesmente adoro!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Panquecas

No Domingo foi dia de pequeno-almoço especial a pedido do Afonso. No dia anterior à noite, já na cama, perguntou-me se podíamos fazer panquecas para o pequeno-almoço para fazermos uma surpresa ao Papá. Eu respondi que sim e no Domingo assim que acordou disse logo que tínhamos que ir fazer as panquecas.
Nessa semana tinha visto uma receita nova de panquecas no Flagrante Delícia e não resisti! As panquecas ficaram deliciosas... altas e fofinhas. Uma receita a repetir muitas vezes!



Receita:
125 g de farinha de trigo
5 g de fermento químico
1 pitada de sal
30 g de açúcar mascavado claro
1 ovo batido
150 ml de leite
cerca de 30 g de manteiga para derreter

Misturar a farinha com o fermento, o sal e o açúcar numa taça. Noutra taça, bater o ovo e misturar com o leite. Misturar os ingredientes secos com os líquidos, batendo apenas até que a massa fique homogénea. Aquecer uma frigideira anti-aderente em lume médio. Colocar um pouco de manteiga e deixar derreter. Verter uma porção de massa, de modo a cobrir o fundo da frigideira. Deixar cozer até que a massa comece a borbulhar. Virar a panqueca do outro lado e deixar dourar durante cerca de 30 segundos. Colocar a panqueca num prato e repetir o mesmo processo até terminar toda a massa. Servir quentes polvilhadas com açúcar em pó e regadas com sumo de laranja ou limão, compotas, mel, frutas ou frutos secos…